2008, Rollei em Cambelas

2016-02-01

O primeiro rolo de 2008 foi feito com a Rolleiflex. Esta é uma máquina de culto; o exemplar que adquiri, no ebay, será de perto de 1960. Não estaria nas melhores condições mecânicas; a lente parecia bem, mas acabou por ter várias avarias, estando neste momento "reformada" para decoração. A máquina tem uma forma curiosa de ser utilizada, já que o espelho despolido é visto por cima, ou seja, segura-se a máquina à altura da cintura e foca-se no espelho no topo. A lente de cima destina-se exclusivamente a enquadrar e focar, enquanto a de baixo faz a fotografia:

(fonte)

Pelas suas características, acabei por utilizá-la mais em tentativas de fotografia de rua, já que a forma de focagem parece ser menos "intrusiva" que a da clássica SLR; a reação dos transeuntes era de curiosidade, mais do que de incómodo.

Neste dia nebulado, e para me habituar à máquina (nunca foi a minha máquina principal - por aqueles dias usava principalmente a Fuji GA 645), tentei algumas paisagens e rochas na praia de Cambelas:

Foram estas as (poucas) que me agradaram. Como disse, e para a fotografia "urbana", acabou por se tornar uma máquina de eleição.